Um Sorriso Ou Dois - Frederico Elboni

Oi vocês,

   No começo do ano, rolou uma corrente entre meus amigos de Facebook. Não, eu não costumo participar de correntes, nem de promoções (acho que o fato de não participar das correntes enviadas que me dá azar pra perder todas as promoções que participo), mas essa era diferente. A corrente consistia em, divulgar um pequeno texto informando que as 5 primeiras pessoas que curtissem e comentasse ganharia um livro, automaticamente, quem comentava tinha que colar esse mesmo texto no seu mural e esperar a 5 pessoas fazer o mesmo. As únicas regras seriam, a pessoa autora da "corrente" escolheria o livro mais adequado e teria até o final de 2014 para entregar. Calma amigos, eu vou entregar!
   O meu primeiro livro chegou semana passada e foi o "Um Sorriso Ou Dois". Confesso que fiquei com um certo receio de ler, não sei vocês, mas eu tenho essa mania de ficar admirando um livro até ter coragem de ler. Comecei ler ele aos poucos durante o intervalo do serviço, ainda com receio, até que no sábado me entreguei totalmente a leitura, e terminei no domingo em menos de uma hora.

Um Sorriso ou Dois

Título Original: Um Sorriso Ou Dois - Para Mulheres Que Querem Mais
Autor: Frederico Elboni
Editora: Benvirá
Páginas: 224
Sinopse: Para Frederico Elboni, não existe certo ou errado quando os sentimentos estão em pauta. O que importa é encontrar harmonia e equilíbrio entre quem somos e o que fazemos; entre nossas ações e nossas perspectiva diante da vida.
E consciente de que mulheres trazem na bagagem alguns conflitos internos em relação ao mundo e aos homens - e haja conflito! -, esse jovem autor se dirige a elas: mulheres apaixonadas, decepcionadas, ingênuas, destemidas... Todas ansiosas por palavras que façam abrir em seu rosto um lindo e incessante sorriso. Ou dois.
 


Não sei como começar uma resenha sobre esse livro, porque eu não "acabei" com o livro, ele acabou comigo. Em certos momentos eu me vi nua - se assim pode-se dizer - com as crônicas e contos ditados no livro. Parecia que o autor me conhecia por inteiro, minhas atitudes erradas, meus medos e desejos, minhas inseguranças.
Frederico usa pequenos contos para nos explicar como "funciona" vamos dizer assim, o universo masculino e de uma forma simples, nos faz entender esse universo. Não, em momento algum ele dita as regras de um relacionamento perfeito, alias ele deixa isso bem claro. Mas ele conta de um jeito único coisas que com toda certeza desse mundo, uma de nós já passou em algum relacionamento e não entendeu, ou não sabia como agir.
Vi vários relacionamentos que conheço descritos ali, vi o meu em algumas partes, alias 55% dele é o que eu vivo e os outros 45% o que eu gostaria de viver. Me peguei pensando em vários momentos, será que isso acontece? Ele existe? Será que existe um manual feminino? Não é possível outras pessoas ter as mesmas incertezas, atitudes e medos que eu...
O livro me "arrancou" muito mais do que um ou dois sorrisos, me tirou a neura de varias coisas. Parece loucura mas eu conversei com o livro HAHA e era como se ele tivesse me respondendo. Me senti feliz, triste, confusa, excitada e agora com um vazio enorme pelo fim do mesmo. É engraçado, eu prefiro ler ou ouvir conselhos ou até dicas de relacionamentos masculinos do que uma mulher, eles falam de uma forma muito mais clara e simples.
Eu não conhecia o autor, mas já fui apresentada ao blog Entenda Os Homens (que vai me ajudar na depressão pós-termino de livro). No blog também há contos e cronicas do cotidiano e muito mais.
Vale a super a pena. E eu super aconselho. Aaah muito obrigada André, pelo presente, eu adorei! :)

Imagem: Google
Não existe uma parte que eu diga que gostei mais, o livro é todo incrível, escolhi uma parte só pra deixar vocês curiosas (os).

Mude seus hábitos, depois o mundo                                    
Frederico Elboni

Reclamamos do calor, mas não abrimos a janela para olhar o sol. Conotamos como urgente a presença de um feriado, mas desmerecemos o mesmo caso nada de divertido aconteça. Mentimos para nós mesmos para nos escoltar dos nossos próprios julgamentos, mas categorizamos qualquer mentira alheia como deslavada. Designamos uma repulsa por sempre ter a mesma coisa para comer, mas não nos dispomos a levantar e fazer algo diferente.
Citamos como descaso um animal perambulando pela rua, mas não deixamos o nosso gosto capitalista e padronizado de lado para adotar um companheiro às vezes nem tão belo assim. Cuspimos a péssima qualidade da educação pública, mas vamos para os locais de ensino sem vontade de aprender. Pregamos o moralismo nas redes sociais, mas não olhamos na cara do porteiro.
Buscamos volta e meia fugir de alguma blitz, mas reclamamos da falta de policiais nas ruas. Achamos burrice que nossa felicidade dependa da aprovação de terceiros, mas temos medo dos julgamentos alheios. Discorremos amar o sol, mas procuramos a sombra. Gostamos de misturar doces e salgados, mas não respeitamos os gostos alheios. Queremos sempre mais, mas não repensamos se realmente somos merecedores de mais.
Cobramos amizades fidedignas, mas não esperamos elas saírem de vista para tecermos comentários questionáveis. Queremos mais rapidez e acessibilidade da tecnologia, mas afrontamos a falta de brandura das pessoas. Deixamos de ajudar um mendigo por pré-julgamento de uso para alcoolismo, mas reclamamos que o mundo está carente de gentilezas.
Questionamos a programação televisiva, mas não trocamos um capítulo de novela para ler um livro. Dizemos não encontrarmos pessoas interessantes, mas por um momento não largamos a tela do celular para arriscar um simples olá. Observamos os erros alheios de uma ótica próxima, mas não damos três voltas dentro de nós mesmos. Sabemos receber todo amor do mundo, mas não sabemos perdoar os erros por excesso dele.
Acordamos com preguiça de levantar da nossa cama quentinha, mas classificamos pessoas sem condições de esmorecimento. Colocamos atenção em acusações injustas sobre nós, mas não olhamos quem colabora com opiniões regadas de amor e esmero.  Estamos constantemente munidos de críticas, vulgo construtivas, mas não sabemos nos desnudar perante uma.
Não abrimos mão do nosso conforto diário, mas indagamos sobre a poluição mundial. Queremos ligações genuínas com outras pessoas, mas bloqueamos sentimentos por meio de proteção. Gostamos da amplidão dos nossos egos exaltados, mas não aceitamos ser ignorados quando precisamos tanto ser vistos. Procuramos pessoas inteiras, mas só queremos doar metade de nós. Queremos mudar o mundo, mas não mudamos nossos hábitos.

E você já leu ou leria??

Beijinhos,

44 comentários

  1. nossa, o livro parece incrivel!
    amei sua resenha anjo,
    fiquei com uma mega vontade de ler! :3
    beeeeijos,
    http://tudonodup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha do livro , deu até vontade de ler .Adorei seus post, dei uma lida neles.
    Já estou seguindo seu blog, não esquece de retribuir ok?!

    jordanasarkis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Ah, eu já vi esse livro pra vender em vários lugares, mas não tinha sequer lido a sinopse dele. Bom, li a tua resenha e sabe que gostei? Sim, o tema parece bem leve e fácil de ler. Gostei.

    beijos.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não conhecia esse livro
    Mas a sua resenha me chamou bastante atenção que agora estou interessada

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. humm parece mara, nunca ouvi falar desse mas me interessei =)

    bjos
    kammy
    Comer, Blogar, Amar

    ResponderExcluir
  6. O livro parece legal, eu leria com certeza,

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  7. Puxa sua resenha ficou show, a curisidade está me matando agora. Quero ler esse livro e descobrir o que tem nestes sorrisos. Bj ♥

    http://sobangulos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha ouvido falar do lançamento, mas nunca dei muita bola. Sério. Mas agora que li a sinopse e sua resenha fiquei mega curiosa.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser super interessante, nunca tinha ouvido falar.
    Ahhh, eu vi muitas pessoas postando isso no facebook sim.
    Beijos!
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. o livro aprece otimo!! vou dar uma lida no blog. ;]]
    beijos, E.
    http://apenasmaisumaxicaradecafe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, flor! Eu venho retribuir seu carinho ao visitar o meu blog, mas continuei recebendo da sua gentileza (rs). Menina, que resenha linda! Amei, amei!
    Não conhecia o livro, mas só o pequeno texto do autor que você postou me fez rever alguns conceitos. Acho que a literatura que nos marca, que nos revolta, que nos muda… é a mais especial! Acabo de acrescentar a sua dica aos meus desejados (rs).
    Beijo carinhoso!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ótima resenha, amei mesmo!
    Beijos
    http://isabellalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei o livro parece ser muito legal !!
    Beijos
    http://www.maquiagememfoco.com/

    ResponderExcluir
  14. Nossa, esse livro deve ser bom mesmo viu!! Você falou dele com uma paixão, que só nos resta conferir para ver!! Seu blog é uma graça e estou seguindo-o rsrsrs. Abraços

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post estou louca pra ler o livro .. seu blog e muito fofo seguindo e curtindo a pagina ... beijos e todo o sucesso do mudo pra vc ..
    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adoro o Fred. Ele tem um jeito muito gostoso de falar, super calmo e divertido e no final de alguns vídeos toca violão. Dá uma procurada no you tube. Se o livro for como os vídeos, dever ser muito bom. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  17. Amo ler!

    Adorei a dica!

    Bjus!

    http://desejosdeumafashionista.com/

    ResponderExcluir
  18. Ohhh my God *o* quero esse livro now! ahuahaua Já estou apaixonada :o

    Beijoos parceira! <3

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia esse livro, mas fiquei com vontade ler...

    beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Eu leria com certeza, achei a proposta do livro bem interessante!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  21. Muito legal a resenha, me bateu uma curiosidade de ler esse livro ^^
    beijoos

    http://manguitarosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Que livro lindo, tipo, a capa e tal!
    Parece bom mesmo (:
    Beijinhos e parabens pela resenha!
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
  23. Eu também não curto a ideia de correntes, mas essa eu curti! Gostei muito da resenha do livro, um assunto bem atual. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Cada vez q eu vejo uma resenha de livro eu me lembro q preciso terminar de ler o meu ! Hhuahuahuahua.

    Beijooo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  25. Sou louca pra ler o livro do Fred *--*
    Mas ainda noa achei nas livrarias, sinto uma pequena inveja de voce... hahaha
    http://buscandosonhos.com/

    ResponderExcluir
  26. FRED <3
    Necessito desse livro hahahaha
    Beijos, Isa
    www.heartofsunday.com

    ResponderExcluir
  27. Uau, é bem o estilo de livro que eu gosto! haha Fiquei super curiosa pra testar esse, parece ser ótimo heim

    Beijoos, Ana Carolina
    simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  28. adorei a sua resenha,perfeito!deu vontade de ler esse livro!Bj
    http://distractionsofaagirl-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pela sua resenha. Deu para sentir toda a sua emoção através dela. Infelizmente não é um livro que eu leria. Como não tenho tempo para ler tudo o que eu queria, dou preferencia a gêneros que mais gosto de ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  30. Ola!!!!! Adorei a resenha, realmente deu vontade de ler tbm!!!!!! Me identifiquei bastante com esses trechos, mto bom!!!!!! Bjsss

    ResponderExcluir
  31. Olá, adorei conhecer o livro, parece realmente bom, me interessei. Vou adicionar as minhas próximas compras. Ótima resenha. O Blog ta lindo!

    www.marcasliterarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Eu estou louca por esse livro *-* Adoro o Frederido <3

    Adorei o seu blog, é lindo demais.

    Estou te seguindo o//
    Beijinhos ;*

    http://morfinagridoce.com/

    ResponderExcluir
  33. Gostei bastante, não conhecia esse livro ainda.
    Beijos

    www.frescurasdemulherzinha.com

    ResponderExcluir
  34. Que legal essa corrente do Facebook, eu acho que me lembro. O livro acho que não faz muito o meu estilo, mas curti sua resenha.

    Beijinhos

    www.burguesinhas.com.br

    ResponderExcluir
  35. Menina eu não imagina isso tudo desse livro, eu quero, eu preciso ler ele.
    Amei a resenha e a culpa é toda sua de a minha lista de leitura aumentar.
    Beijão
    http://lilicasg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. gostei, ja coloquei na minha listinha hahaaa

    Bjuuuuu umabonecamasnaodeporcelana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Eu preciso ler esse livro!!! Com certeza irei procura-lo pra ler e também vou visitar o blog ^. ^
    Bjim

    http://vitaminafeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. oiee.

    Nossa achei muito interessante e quero ler.
    Parabéns pela resenha.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Adoro ler!!! Amei o blog! Muito descontraído, com assuntos interessantes. Ganhou mais uma vistante! Seguir vcs AGORA!!! Beijos
    Palavras da GavetaFanpage

    ResponderExcluir
  40. Pela resenha deu pra ver que você gostou de verdade este livro, hein? hahaha Achei interessante, não pro meu momento de agora, mas acho que a leitura deve ser boa mesmo.

    Paola
    uma-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Nunca escutei falar desse livro, gostei Fiquei com vontade de ler ainda mais quando li que ele é incrivel.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/2014/05/musica-phillips-phillips.html#more

    ResponderExcluir
  42. Oiii!
    Vim aqui porque fiquei super curiosa. Já estou querendo comprar!
    beijos
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Oi de novo,

    como disse, eu vim dar uma passadinha nesse post. Nossa, quando olhei a capa fiquei "WTF", por que tantas fotos? Depois comecei a ler e achei que fosse um livro de auto-ajuda (rs). Mas pelo que você descreve parece bem profundo e mais uma vez esse autor despertou a minha curiosidade. Não sei se estou muito disposta a ler sobre amores e romances da vida no momento, mas irei ficar de olho nesse autor.

    beijos

    ResponderExcluir

Oi você, que bom que chegou até aqui, não esqueça de deixar um comentário.

- Criticas, duvidas, sugestões são sempre bem vindas!

Obrigada pela visita e volte sempre ;*

Contato: contato@entrechocolatesemusicas.com